top of page

Normas para publicação

1. Projeto Mão & Obra /  ALINHAVOS

Mão&Obra é um projeto de extensão da Universidade Federal do Pará dedicado à criação de espaços para o exercício da escrita literária e à busca de meios para a publicação, circulação e valorização dos textos produzidos por escritores contemporâneos, especialmente os iniciantes.

A ALINHAVOS é uma publicação online bimensal do projeto Mão&Obra, voltada para o trabalho de escritores em esboço, pessoas que exercem a escrita como um projeto pessoal, mas almejam tornar sua produção pública e ampliar seu círculo de leitores, independentemente de quais sejam seus estilos, temas e gêneros de predileção. A revista também aceita textos de crítica e comentário relacionados ao mundo literário e trabalhos de artes visuais (ver item 2).

A ALINHAVOS é de distribuição livre e gratuita, não havendo qualquer tipo de remuneração aos autores nem aos membros da comissão editorial.

ALINHAVOS publica alternadamente números de tema livre e números temáticos.

Aceitam-se textos de gêneros e assuntos diversos, de acordo com a temática de cada chamada e conforme os parâmetros gerais descritos abaixo, desde que não configurem conteúdo potencialmente ofensivo ou ilegal.

É permitido o uso de recursos gráficos e ilustrações como parte integrante dos textos, desde que sejam de autoria dos proponentes ou de uso livre.

São valorizadas propostas que invistam no ineditismo, na originalidade e na busca por uma expressão singular. A escrita que aposta alto no leitor, fazendo dele exigências mais do que concessões, é bem-vinda.

2. Categorias de texto aceitas

Podem ser submetidos textos nas seguintes categorias:

  1. Conto: aceitam-se narrativas em prosa com extensão entre 800 (oitocentas) e 5.000 (cinco mil) palavras;

  2. Poesia: aceitam-se poemas em qualquer formato, com no máximo 1.000 (mil) palavras. Não há número mínimo de palavras nesta categoria;

  3. Crítica: aceitam-se textos não-literários em diversos formatos (ensaio, resenha, comentário, relato etc.) que consistam em reflexões sobre o exercício da literatura em quaisquer de suas dimensões (criação, publicação, promoção, circulação, edição etc.), crítica sobre obras literárias ou audiovisuais (livros, filmes, séries, peças de teatro e outros espetáculos), comentários sobre eventos e outras manifestações culturais (feiras, cursos de escrita, oficinas e similares), relatos de experiências (oficinas literárias, projetos escolares etc.), textos que recuperem e valorizem a memória literária (notas biográficas sobre escritores locais/independentes, história de espaços de leitura como bibliotecas ou sebos etc.), com extensão entre 500 (quinhentas) e 2.000 (duas mil) palavras;

  4. Artes visuais: aceita-se o envio de trabalhos em fotografia, colagem, desenho, HQ e afins, acompanhados de um breve texto explicativo (cerca de 1 lauda);

  5. Trabalhos em outros formatos (ex.: dramaturgia, esquetes, artigos fictícios etc.) são bem-vindos e serão avaliados pela comissão editorial.

 

O limite de textos para submissão por pessoa por chamada é de apenas um.

 

Não são aceitos textos em coautoria.

Caso o autor ou autora proponente já tenha sido publicado na edição imediatamente anterior da ALINHAVOS, sua proposta poderá ser recusada ou transferida para um número posterior, a critério da comissão editorial.

Todas as submissões serão respondidas com uma conformação de recebimento e, em seguida, com um breve parecer da comissão editorial.

3. Diretrizes para o conteúdo das submissões

Os textos e/ou imagens submetidos para publicação devem ser de autoria própria. Caso se trate de imagem de terceiros como parte integrante de um trabalho autoral (ex: colagens, imagens inseridas no texto etc.), estas devem ser de domínio público e ter as fontes indicadas no arquivo da submissão.

Os textos e/ou imagens devem ser preferencialmente inéditos. Caso o trabalho tenha sido anteriormente publicizado (ex.: blog pessoal, publicação caseira etc.), o autor da submissão deve informar à comissão editorial, por escrito, todos os detalhes da divulgação anterior do trabalho.

Não são aceitas "fanfics" ou textos sob proteção de direitos autorais ou terceiros.

 

Só serão aceitos textos completos, ou seja, que não sejam parte de publicação/obra maior.

Não serão aceitos textos e/ou imagens com potencial teor LGBTQIfóbico, misógino, racista, capacitista ou com qualquer outro tipo de preconceito ou conteúdo potencialmente ofensivo.

4. Procedimentos para submissão

As submissões devem ser feitas por meio de formulário próprio, através de link constante no edital, e seguir as especificações abaixo:

  1. Textos em arquivos no formato .DOC ou .DOCX (editável);

  2. Arquivos de imagem nos formatos .JPEG, .PNG ou .BMP, com boa resolução;

  3. Arquivos que combinam texto e imagem devem ser enviados em um formato editável (.DOC ou .DOCX), juntamente com os arquivos individuais das imagens, se for o caso. O(s) autor(es) podem optar por enviar também um arquivo em .PDF como referência da configuração original;

  4. Nomear arquivo apenas com o título da obra;

  5. Não identificar o nome do autor em nenhum local do texto/imagem;

  6. Arquivos enviados por e-mail, rede social ou qualquer meio que não seja o formulário acima serão desconsiderados;

  7. Formatar conforme o seguinte modelo: clique aqui.

5. Critérios de seleção

O material será analisado pela comissão editorial do Mão&Obra seguindo os seguintes critérios:

a) cumprimento dos parâmetros e requisitos expressos neste edital;

b) pertinência dos textos à proposta da revista;

c) originalidade e autoria;

d) qualidade do conteúdo e do trabalho com a linguagem.

Não caberá recurso à decisão da comissão editorial.

O resultado da avaliação será comunicado ao autor pelo e-mail cadastrado no ato de submissão, no prazo de até 30 dias após a submissão.

A composição da comissão editorial da ALINHAVOS está disponível no site da revista. A comissão é composta por docentes e estudantes universitários, escritores e outras pessoas com experiência na área e afinidade com o projeto Mão&Obra.

A comissão editorial da ALINHAVOS se reserva o direito de publicar textos de autores a convite, inclusive de membros do projeto Mão&Obra e membros da comissão, a seu critério, sem prejuízo ao processo de recepção e seleção de textos via edital.

6. Direitos autorais e publicação

Os textos selecionados passarão por avaliação e revisão, condição necessária para a publicação, o que pode envolver mudanças e ajustes no original.

O conteúdo dos textos e/ou das imagens, mesmo tendo sido revisados pela comissão editorial, é de responsabilidade dos autores que os assinam.

Os autores mantêm os direitos autorais sobre sua obra, inclusive para futura publicação em outros meios, não havendo qualquer tipo de cessão de direitos aos editores da ALINHAVOS.

A ALINHAVOS é gratuita, sendo vedada qualquer cobrança para acesso ou outra forma de comercialização do seu conteúdo.

Não haverá qualquer tipo de pagamento aos autores.

bottom of page